24 NOV 2022
Semana da Consciência Negra em Adamantina leva cerca de duas mil pessoas a Casa Afro
Programação foi realizada no município de 15 a 20 de novembro

A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, promoveu de 15 a 20 de novembro a Semana da Consciência Negra na Casa Afro. A ampla programação trouxe aos participantes palestras, oficinas, campeonatos, shows musicais, entre outras atividades.

A iniciativa contou em sua abertura com a presença de Ivan Lima, secretário executivo do Centro de Equidade Racial para o Desenvolvimento Socioeconômico do Governo do Estado. As escolas estaduais também participaram das atividades que movimentaram cerca de duas mil pessoas.A ação foi desenvolvida com o objetivo de fazer com que não só a população municipal como regional tivesse a oportunidade de entrar em contato com a Cultura Afrodescente.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Cultura e Associação Gangazumba Rosemeire Cunha, realizar boa parte da programação na Casa Afro é fundamental, pois o local é um espaço de enfrentamento ao Racismo, educação antirracista e também desenvolvimento econômico local.

“Nós do Gangazumba, somos parceiros e coprodutores da Secretaria de Cultura e Turismo de Adamantina e gostaríamos de agradecer ao apoio e a todas as pessoas que estiveram conosco em todas as atividades”, afirma a presidente do Conselho de Cultura Meire Cunha.

Para 2023, a expectativa é que a programação seja ainda mais ampla. “Devido ao sucesso da programação, o nosso objetivo é melhorar ainda mais e tornar as atividades ainda mais inclusivas”, salienta.

O secretário de Cultura e Turismo, Sérgio Vanderlei, agradece a participação de todos os envolvidos. “Essa semana mostra o quanto a Casa Afro de Adamantina vem se destacando no Estado de São Paulo e tudo isso vem sendo realizado com recursos próprios”, finaliza.

Sobre a Semana da Consciência Negra - A pedido da Secretaria de Cultura e Turismo de Adamantina, a Câmara Municipal de Vereadores aprovou por unanimidade no dia 29 de dezembro a Lei 4.104 que institui a Semana Municipal da Consciência Negra e de Ação Antirracista no Município de Adamantina.

O projeto de lei foi apresentado pelos vereadores Paulo César Cervelheira e Hélio José dos Santos. Segundo consta na lei, a Semana deve ser realizada sempre próximo a 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra (Lei Federal 12.519, de 10 de novembro de 2011), passando a integrar o Calendário Municipal de Eventos de Adamantina.

Sobre a Casa Afro

A implantação da "Casa Afro Adamantina" visa o reconhecimento e valorização da história e cultura afro-brasileira, promoção de políticas públicas de desenvolvimento social e econômico, justiça e enfrentamento ao racismo religioso, institucional e estrutural.

No espaço onde a Casa Afro está sendo implantada, funciona uma pista de skate com projeto Vale das Pedrinhas onde vários skatistas voluntários desenvolvem atividades esportivas com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.