09 MAR 2023
Adamantina supera 800 casos de dengue
Município continua realizando o mutirão “Bota a Dengue pra fora”
Em novo boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica de Adamantina, o município tem 864 casos de dengue confirmados e mais 1894 notificados. A cidade ainda possui quatro óbitos que estão em investigação e um descartado. Os agentes de Controle de Vetores, bem como os agentes comunitários de saúde, estão visitando as casas e encontrando muitas larvas dos mosquitos.

“O inseticida acabou e a população segue sem colaborar. O Poder Público tem sua responsabilidade, mas ela precisa ser compartilhada. Olhe o seu quintal!”, pede a secretária de saúde, Franciele Anselmo.

Ações de combate à dengue
O município continua executando o mutirão “Bota a Dengue pra fora”. As equipes da Secretaria de Obras estão nos bairros: Jardim Universitário, Jardim Barcelona, California Park, Parque dos Pássaros e Jardim Eldorado II.

“Reforçamos que os funcionários da Prefeitura estão recolhendo itens que acumulam água, então coloque para fora pneus, garrafas, pratos de plantas”, pede Franciele.

Todos os munícipes que apresentarem sintomas de dengue devem procurar a sua unidade básica de saúde que é referenciada. No local, dependendo da situação clínica, o paciente já está recebendo a hidratação e fazendo a coleta do exame de sangue para a sorologia.

Diferentemente do que vinha acontecendo, agora o custeio dos exames fica a cargo do município e eles não serão mais enviados para o Instituto Adolfo Lutz de Marília agilizando os resultados.

Relembre
No último dia 14 de fevereiro, a Prefeitura de Adamantina declara situação de emergência na saúde pública municipal e determina atividades preventivas contra o vírus da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

A medida foi tomada levando em consideração que a dengue é uma doença viral transmitida por mosquitos que nos últimos anos se espalhou rapidamente por todas as regiões da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O vírus da dengue é transmitido por mosquitos fêmea, principalmente da espécie Aedes Aegypti e Existem quatro distintos, porém intimamente relacionados, sorotipos do vírus que causa a dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4) e que no momento o sorotipo DENV-1 é o que está circulando no município.