25 MAR 2024
Ações de assistência, prevenção e tratamento são realizadas no ambulatório regional de Infectologia para tratamento de HIV/ AIDS e Infecções Sexualmente Transmissíveis
Espaço funciona no Centro Integrado de Saúde

Diversas ações de assistência, prevenção e tratamento das infecções e doenças sexualmente transmissíveis em Adamantina acontecem no Ambulatório Regional de Infectologia que funciona no Centro Integrado de Saúde (CIS).

No local, além dos pacientes do município, são atendidos ainda moradores de Flórida Paulista, Inúbia Paulista, Lucélia, Mariápolis, Pacaembu, Pracinha, Sagres, Salmourão e Osvaldo Cruz.

O objetivo desse serviço é prestar um atendimento integral e de qualidade aos usuários, por meio de uma equipe multiprofissional composta por médico infectologista, enfermeira, auxiliar de enfermagem, farmacêutica, psicólogo e assistente social.

Atualmente, o ambulatório é responsável pelo atendimento de aproximadamente 206 pessoas, distribuídas entre os municípios referenciados.

Além dos pacientes, o ambulatório ainda realiza ações de assistência, prevenção e tratamento às pessoas vivendo com HIV/Aids e IST.

Algumas de suas atividades são: cuidados de enfermagem; orientação e apoio psicológico (quando necessário); atendimentos em infectologia; controle e distribuição de antirretrovirais; orientações farmacêuticas; realização de exames de monitoramento; distribuição de insumos de prevenção; atividades educativas para adesão ao tratamento e para prevenção e controle de DST e Aids e assistência ambulatorial e portadores de HIV/Aids.

Os atendimentos são realizados tanto a partir de encaminhamento por meio das unidades de saúde como por pacientes que vão até o local em busca do serviço

O ambulatório está localizado no Centro Integrado de Especialidades, na Rua Josephina Dall' Antônia Tiveron, 120 - Centro - Adamantina -SP, com horário de funcionamento a partir das 7h até às 17h.