25 MAR 2024
Prefeitura de Adamantina executa substituição de calçada ao redor do Parque dos Pioneiros
Ao todo, serão 5.552 metros quadrados substituídos

Dando continuidade às obras de revitalização que vêm sendo executadas no Parque dos Pioneiros, a Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento, está executando a substituição de toda a calçada ao redor do local.

O objetivo da ação visa oferecer mais segurança e padronização às pessoas que circulam no local, bem como garantir condições de acessibilidade. Ao todo, serão 5.552 metros quadrados de calçadas substituídas e mais 727 metros quadrados de concretagem no pátio que está em frente aos quiosques em construção.

Quiosques

No Parque dos Pioneiros estão em construção cinco edificações do tipo quiosques que receberão comércio do gênero alimentício no Parque dos Pioneiros em Adamantina seguem para reta final.

A obra ainda contempla a construção de deck em estrutura metálica, com assoalho em madeira e um acesso em calçada aos banheiros existentes.

O convênio firmado com o Governo Estadual por meio da Secretaria de Turismo e Viagens, contempla o repasse de 615.073,96 mais a contrapartida de R$136.021,81, totalizando o valor de R$ 751.095,77.

Campo de Flores

Além dos quiosques, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), está plantando no “Campo de Flores” que também foi criado no local a flor “Cosmos”. O espaço foi idealizado no final do ano passado e recebeu girassóis.

Obras com recursos do MIT já executadas no Parque dos Pioneiros

O Parque dos Pioneiros recebeu iluminação com recursos provenientes do MIT e os pontos beneficiados foram academia ao ar livre, no parque infantil e na área esportiva.

Para a execução da obra, foram investidos no local R$315.930,91 de repasse e mais R$24.126,44 em contrapartida do município. A inauguração da obra aconteceu em agosto de 2020.

Aduelas

O local ainda recebeu a troca das aduelas. No local, foram instaladas ao todo 460 peças de 3 metros por 3 metros em uma área de mais de 480 metros de extensão. Além da substituição dos tubos armicos por aduelas de concreto e da construção da praça de eventos, a Prefeitura de Adamantina instalou novos brinquedos no parque infantil.

Foi implementada ainda grama para propiciar maior conforto às crianças e aos pais que frequentam o espaço. As quadras de vôlei de areia que já existiam no local bem como a quadra de grama sintética recebem manutenção constante da Secretaria de Esportes e Lazer (SELAR).

Foi construída ainda uma praça de eventos esportivos no local com banheiros, arquibancadas, alambrado e a quadra.

O convênio firmado entre a Prefeitura de Adamantina e o Ministério do Esporte objetiva implementar e modernizar o espaço. Para a execução da obra, o repasse destinado ao município foi de R$250 mil reais e a Prefeitura entrou com contrapartida de R$133.507,80.