05 JUL 2021
População pode participar da III Conferência Municipal de Saúde

Com o objetivo de avaliar a saúde do município, discutir e levantar propostas por meio da participação popular na construção de estratégias que melhorem os atendimentos em saúde em âmbito municipal, estadual e federal, o Conselho Municipal de Saúde de Adamantina convida a população parasugerirpossíveispropostas e, ainda, validar as propostas que foramelencadasna 3ª Conferência Municipal.

As propostas podem ser preenchidas (revalidadas) por meio do formulário online disponível no linkhttps://forms.gle/nCVfbp59psWm3kh8Aonde também haverá espaço para novas propostas sugestõesaté o dia 9 de julho.Aqueles que desejarem contribuir, mas que não tem acesso à internet podem retirar o formulário em uma das unidades básicas de saúde do município.

A participação popular é fundamental, pois contribui para o melhor funcionamento da saúde à medida que possibilita a otimização do planejamento das ações, promoção do autocuidado, fortalecimento dos princípios e diretrizes do SUS e outros.

A adoção do formulário online e/ou para retirada nas UBS foi a medida encontrada para possibilitar que a população dê a sua contribuição mesmo em meio a pandemia e as restrições necessárias para evitar a propagação da COVID-19.

A Conferência Municipal tem a finalidade de avaliar a situação de saúde da população, a estrutura das Redes de Serviços e de Atenção à Saúde, os processos de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde e formular diretrizes para subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saúde, cujo período de validade é de 2022 a 2025.