01 ABR 2024
Programa “Decks Urbanos” e o potencial dos espaços abertos
Foto Cedida
Iniciativa tem como objetivo fomentar a economia e o turismo local, permitir que os estabelecimentos dos ramos alimentícios possam fazer uma extensão de suas calçadas e, ainda, criar áreas de convivência ao ar livre

A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e de Desenvolvimento Econômico, lançou no ano passado o programa “Decks Urbanos”.

A iniciativa tem como objetivo fomentar a economia e o turismo local, permitir que os estabelecimentos dos ramos alimentícios possam fazer uma extensão de suas calçadas e, ainda, criar áreas de convivência ao ar livre.

Desde o lançamento, cinco empresas que atuam no ramo de bares, restaurantes e similares, instalaram os decks que permitem a ocupação com mesas e cadeiras, da faixa de rua destinada a vagas de estacionamento regulamentado.

Mais duas novas empresas já protocolaram pedido que encontra-se sob análise das equipes técnicas. Alexandro Nunes dos Santos, mais conhecido como “Mineiro”, proprietário do Restaurante e Espetaria Mineiro e Vanessa é um dos comerciantes que aderiu à iniciativa municipal.

Ele conta que ficaram sabendo do programa e acharam a ideia interessante, pois o público que frequenta o estabelecimento gosta mais de ficar na calçada.

“Com o Deck tivemos bastante reserva para aniversário, confraternização de empresas e grupos de amigos. Com isso, tivemos um aumento em nossas vendas gerando também mais lucro para o restaurante”, garante.

André Luis Araújo da Beer Store também integra o programa municipal. Ele comenta que o objetivo da instalação do deck foi oferecer uma acolhida diferenciada aos clientes.

“Com ele ganhamos mais espaço em nosso negócio. Vemos de forma positiva a iniciativa da Prefeitura por valorizar o comércio e turismo de Adamantina”, assegura.

Segundo ele, foi possível notar um aumento de 30% nos lucros da empresa. “Não somente o aumento do espaço físico, também vimos o aumento da visibilidade do nosso negócio pois o deck se destaca frente a todo comercio”, diz.

Adamantina é pioneira neste segmento na região. O modelo foi inspirado no projeto Ocupa Rua, da capital paulista. Na época, a iniciativa foi desenvolvida por várias frentes para tentar driblar o efeito da pandemia no setor gastronômico.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Luciana Pereira, afirma que quem passa pela capital pode perceber que o projeto veio para ficar e muitos estabelecimentos disponibilizam esse ambiente.
"A mesma ideia foi trazida para cá com o foco no fomento local. Hoje, ficamos muito felizes quando recebemos o feedback dos empresários que acreditaram no programa, investiram em seus estabelecimentos e hoje já estão colhendo frutos com mais  frequentadores, mais movimento e mais desenvolvimento tanto para eles como para o município que atrai não só os munícipes daqui como de toda a região!", afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico Luciana Pereira.

Entenda o que é Programa Decks Urbanos

O Programa Decks Urbanos autoriza que os estabelecimentos ampliem os espaços para atender mais clientes, fomentando o desenvolvimento do município e, ainda, permitindo que eles criem ambientes livres das delimitações das paredes.

Qualquer empresa do segmento de bares, restaurantes e similares, poderá ocupar, com mesas e cadeiras, a faixa de rua destinada a vagas de estacionamento regulamentado, após cumprir todas as exigências determinadas no decreto 6685.

Dúvidas ou mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Fiscalização e Arrecadação Tributária que funciona no segundo andar do Paço Municipal ou pelo telefone (18) 3502-9009.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024