24 ABR 2024
Encerramento do curso de “Precificação e Formação do Preço de Vendas” oferecido pela Fatec as empreendedoras conta com a participação dos alunos do 3º termo do curso de Gestão Comercial
Encontro de ontem (23) tratou sobre Inovação e Valor Transformando Empreendimentos Locais 2024
Chegou ao fim na noite de ontem (23), o curso de Precificação e Formação do Preço de Vendas oferecido pela Fatec às empreendedoras que participam do programa Feira da Mulher Empreendedora.

A programação contou com a participação dos alunos do 3º termo do curso de Gestão Comercial que falaram sobre Inovação e Valor Transformando Empreendimentos Locais 2024.

Após 3 encontros ministrados pelo professor Celso Gualdi que trataram sobre custos, despesas, controle, agregar valor a mais no produto e, ainda, sobre o fato das empreendedoras conhecerem seu produto a fundo o que faz com que elas possam mostrar o seu diferencial, a apresentação de ontem tratou sobre os graus da Inovação e os objetos.

O grau de inovação pode ser: incremental, radical e disruptiva já quando se fala no objeto é possível mudar: produto/serviços; processos; organizacional e marketing. Cada um dos grupos trabalhou com nos segmentos de atuação das empreendedoras.

O professor Éder Alves Brito dividiu os ramos de atuação das participantes do curso em três agrupamentos: varejo; artesanato e alimentos. A partir disso, os alunos apresentaram para as participantes que o grau de inovação no varejo era o incremental, no artesanato o radical e, ainda, nos alimentos a disruptiva.

Os alunos responsáveis pelo varejo sugeriram para as empreendedoras a confecção de um catálogo digital, pois possibilita a apresentação dos produtos em imagens de alta qualidade, permite a colocação dos preços, a promoção de produtos e, ainda, possibilita uma experiência de compra informativa e transparente.

Por sua vez, o grupo que tratou sobre o artesanato, sugeriu como inovação radical, pois ela visa criar novos valores no mercado.

Para isso, a dica para as empreendedoras foi que elas comecem a trabalhar com vídeos curtos, mostrando todo o processo, pois isso faz com que seja possível aumentar o valor percebido do produtivo, cria laço afetivo entre consumidor e o processo de produção e, ainda, demonstra a autenticidade.

Por fim, o terceiro grupo que falou para o segmento da alimentação trouxe a inovação disruptiva que é aquele que a maioria das pessoas não acreditava ser possível e um dos exemplos apresentados foi o aplicativo Spotify de música digital.

Os alunos então sugeriram como inovação a fabricação do churros salgado, pois o doce já é um clássico, mas essa modificação traz algo como inesperado para quem gosta e, ainda, faz com que essa transformação eleve a sobremesa de algo ocasional para um petisco versátil, ampliando oportunidades de mercado e que está ao alcance dos clientes.

Após as apresentações, as participantes do curso receberam um certificado. “Agradeço a Fatec pela parceria, pela realização do curso e já temos o pedido de novos cursos, pois o nosso objetivo para este ano é atuar com formações, sempre levando conhecimento para as empreendedoras que estão no programa e as que vão chegar”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico, Luciana Pereira.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024