30 AGO 2023
EXPOVERDE
EMEFs de Adamantina apresentarão durante a ExpoVerde 2023 o cultivo sustentável
31ª edição da Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial terá como tema “Inovação e Boas Práticas”
A ExpoVerde 2023 que acontece de 5 a 10 de setembro no recinto poliesportivo Sebastião Pires da Silva terá como tema “Inovação e Boas Práticas”. A temática escolhida, além de ser evidenciada, por meio de uma maquete que foi construída, também estará presente no espaço destinado às unidades escolares do município.

As EMEFs Profª Teruyo Kikuta, Prof. Eurico leite de Morais e Prof. Navarro de Andrade, de Adamantina, trazem para a ExpoVerde 2023 de Adamantina a mensagem de cultivo sustentável, através dos recursos naturais, água e sol, transformando em produção de hortaliças.

A parceria entre as três escolas, com apoio da Secretaria de Educação de Adamantina, resultou na demonstração de sustentabilidade por meio dos recursos naturais, água e sol.

Com utilização de placas solares fotovoltaicas, a escola Navarro de Andrade, apresenta a produção de energia solar, que irá acionar a bomba submersa que está submergida no lago produzido pela escola Teruyo Kikuta, transportando, assim, agua até a horta hidropônica móvel da escola Eurico Leite de Morais.

Nesta horta, estão sendo produzidas hortaliças que que consolidando, assim, o ciclo sustentável de produção natural fazendo uso dos recursos naturais, água e sol.

Maquete
A Prefeitura de Adamantina promulgou no ano de 2021 a lei 4.087 que cria o Título de Produtor Rural Resiliente. Tal certificação tem como finalidade incentivar a implantação de boas práticas agrícolas e ambientais e, consequentemente, propiciar a produção de alimentos de qualidade.

No entanto, para obtenção da certificação, o produtor rural precisa adotar no mínimo três boas práticas que constam na lei. Como uma forma de ilustrar e evidenciar o que precisa ser feito nas propriedades rurais, a maquete da ExpoVerde 2023 vai retratar as boas práticas que constam na lei.

Entre as boas práticas está a utilização do composto orgânico que é doado pela Prefeitura de Adamantina a 170 agricultores que estão cadastrados. O adubo é produzido a partir do aproveitamento dos resíduos de poda de árvores e os resíduos orgânicos coletados nas escolas, entidades e supermercados do município.

O composto orgânico é produzido no centro de compostagem municipal que foi representado na última edição da ExpoVerde. A utilização dele resulta em melhores condições químicas, físicas e biológicas do solo.

A lei ainda traz como boas práticas a rotação de culturas que é uma técnica agrícola sustentável que consiste no plantio alternativo de culturas diferentes em uma mesma área, tornando-a mais produtiva e ajudando no manejo de pragas e doenças.

Entre os critérios ainda está a análise de solo, técnicas de conservação de solo, adubação verde que visa promover a reciclagem dos nutrientes do solo por meio do plantio de algumas espécies tornando mais fértil.

A maquete ainda evidenciará a necessidade da proteção de nascentes e de áreas de preservação permanente. Tal ação é necessária, porque ela é responsável por proteger a biodiversidade e os recursos naturais.

A lei do Produtor Rural Resiliente ainda pontua como critérios o manejo integrado de pragas, a rastreabilidade de produção, integração lavoura pecuária e a reforma e manejo adequado de pastagens.

O benefício para o agricultor que recebe o Título de Produtor Rural Resiliente é o desconto de 60% sobre o valor dos serviços e/ou locação de máquinas agrícolas conforme a lei nº4.099 de 17 de dezembro de 2021, e ainda, torna o produtor rural habilitado a  participar do Programa de Aquisição de Alimentos Municipal (PAAM).