O Projeto Guri de Adamantina comemora a classificação de seus alunos
no Grupo de Referencia de Presidente Prudente - Orquestra Sinfônica
Por: Assessoria de Imprensa do Projeto Guri
Foi divulgada na última sexta feira (19/2) a lista dos alunos aprovados e suplentes dos Grupos de Referência do Projeto Guri. Entre eles, alunos do polo Adamantina: os gêmeos Debora Sarah Martins Bispo (classificada para instrumento de violino) e Matheus Abner Martins Bispo (suplentes para o instrumento de trompete)
Aseleção geral acontece todo ano no início de janeiro e conta com uma série de etapas, entre testes e entrevistas, processo realizado por uma equipe formada por profissionais das áreas Educacionais e de Desenvolvimento Social daSustenidos, organização gestora do Projeto Guri - maior programa sociocultural brasileiro, gerido pelo Governo do Estado de São Paulo.
Os alunos classificados são convocados para fazer parte do Grupo de Referência. Todos os selecionados recebem uma bolsa-auxílio, com vigência de 12 meses, que serve como ajuda de custo.
As vagas são oferecidas para alunos e ex-alunos do Projeto Guri com idades entre 12 e 20 anos em estágio avançado de aprendizagem que desejam ampliar o repertório, além de aprimorar o conhecimento musical e artístico. Os Grupos de Referência são conjuntos que fomentam o desenvolvimento musical de adolescentes e jovens que pretendem aperfeiçoar suas técnicas e aprimorar o conhecimento na área.
O objetivo é oferecer um repertório desafiador, acompanhamento sociopedagógico qualificado, workshops, masterclasses, apresentações com artistas renomados e produção de concertos. São orquestras, cameratas, bandas, coros, grupo de percussão, entre outras formações musicais que servem de modelo e incentivo para todos os alunos e alunas do Projeto Guri.
Neste ano independentemente do retorno presencial por conta a Covid-19, os alunos terão acesso às aulas e atividades de modo remoto. O modo presencial deverá ocorrer de forma progressiva, atendendo à deliberação do Governo do Estado de São Paulo, e as famílias receberão todas as informações necessárias sobre os procedimentos de volta às aulas com segurança.
"Parabenizo nossos Guris Debora Sarah e Matheus Abner pela classificação e pela iniciativa de se inscreverem mesmo sabendo dos inúmeros desafios que teriam que enfrentar. Essa oportunidade incentiva os demais alunos a aprimorarem o conhecimento musical e artístico, por meio do esforço e da dedicação, em busca dos objetivos. Aos pais, Luiz André e Mirian, agradeço o apoio e reforço o quanto é fundamental a participação ativa da família na vida de seus filhos. Aos educadores Eduardo José da Silva (curso de sopros) e Nilson Marcos Soares da Silva (curso de cordas friccionadas agudas), meu agradecimento pelo incentivo, apoio e toda orientação transmitida nesse período de seleção", ressalta Fernanda Leite Frasson, coordenadora do Projeto Guri do Polo de Adamantina.
O Polo Adamantina dispõe de 48 vagas, distribuídas nos cursos de cordas friccionadas graves e agudas, além de coral infantojuvenil. Para estas vagas não é preciso ter conhecimento prévio de música e não há teste seletivo. A inscrição de interesse devem ser realizadas até o dia 26/2, por meio do formulário disponível no site www.projetoguri.org.br/matricula2021.Todos os cursos são gratuitos.
E-mail do polo: [email protected].
Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri - Sustenidos: CTG Brasil; WestRock; Bayer; Novelis; Arteris; CSN; EMS; Grupo Maringá; NovAmérica Agrícola; Capuani do Brasil; Pinheiro Neto; VALGROUP; Raízen; BTP; Caterpillar; Cipatex; Faber-Castell; Supermercados Rondon; CNH Capital; Instituto 3M; Louis Vuitton; Mercedes-Benz; Petrom - Petroquímica Mogi das Cruzes; Castelo Alimentos; Enel; Pirelli.
Patrocinador Musicou - Sustenidos: CTG Brasil; Grupo Maringá; SulAmérica.
Patrocinador Som na Estrada - Sustenidos: Supermercados Tauste; Sky; Glovis; Supermercados Rondon.
Patrocinador Imagine Brazil e Ethno Brazil - Sustenidos: Sky e Supermercados Tauste.
Patrocinadores Institucionais da Sustenidos: Microsoft e VISA.
Sobre o Projeto Guri: mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos no curso de luteria, nos Grupos de Referência e nos polos da Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Sustenidos, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 850 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.
Sobre a Sustenidos: Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos é a organização responsável pelos programas Projeto Guri, Som na Estrada, Musicou e MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange); pelos festivais Ethno Brazil e Imagine Brazil; e pelo Conservatório Dramático e Musical de Tatuí. No Projeto Guri desde 2004, é responsável pela gestão do programa de ensino musical no litoral e no interior do Estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.sustenidos.org.br/pessoa-fisica/
Sustenidos - Assessoria de Imprensa
Trovoa Comunicação - [email protected]
Carol Pascoal - (11) 98432-0330 - [email protected]
Leo Ferreri - (11) 99554-5869 -[email protected]
Maira Escardovelli - (18) 98107-5172 - [email protected]
Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo - Assessoria de imprensa
Cintia Ruiz - (11) 98080-9800 - [email protected]
Davi Franzon - (11) 93411-6428 - [email protected]
Simone Blanes - (11) 94003-1711 - [email protected]