O Programa Criança Feliz (PCF) completou ontem (10) dois anos de execução em Adamantina. Durante esses 24 meses foram atendidas 262 famílias, 329 pessoas visitadas e 18 visitadores passaram pelo programa. A ação atualmente conta com 142 atendidos, sendo 136 crianças de 0 a 3 anos, uma criança acima de três anos que é beneficiária do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e cinco gestantes.
De acordo com a coordenadora do PCF, Rosana Turíbio, as crianças apresentam uma melhora significativa no desenvolvimento (fala, coordenação motora, cognitiva) os vínculos familiares estão mais fortalecidos.
"O visitador social tem o papel importante de levar às famílias orientações e atividades que estimulem as habilidades (coordenação motora, cognitiva, linguística, socioafetividade) promovendo o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância", afirma.
A meta do município atualmente é de 150 pessoas atendidas entre crianças e gestantes, mas isso pode ser ampliado de acordo com a demanda e o público inserido no Cadastro Único.
"Toda equipe agradece, pois o PCF é uma realidade devido a confiança, atenção e o retorno das famílias que fazem parte. Nosso muito obrigada ao responsável que nos acolhe e concede a honra de acompanharmos seu filho durante essa fase tão importante que é a primeira infância", finaliza.
O que é o Programa Criança Feliz?
O Programa Criança Feliz é uma ação do Governo Federal que foi instituído pelo Decreto nº 8.869/2016, com finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.
Quem pode fazer parte do Programa Criança Feliz?
Gestantes de qualquer idade inseridas no CadÚnico, e crianças que tenham idade de até 36 meses cadastradas no CadÚnico e crianças de até 72 meses BPC, ou afastada do convívio familiar.
Mais informações podem ser obtidas na sede do Programa Criança Feliz situada junto à Secretaria Municipal de Assistência Social na Alameda Armando Sales de Oliveira nº 367, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (18)3521-1900 ou (18) 99144-2034.