Tiro de Guerra de Adamantina - 02/080
OTirodeGuerra02/080 de Adamantina celebra hoje seu 47º aniversário. O ato de sua criação se deu por meio da Portaria nº 1.273 de 21 de agosto de 1973, a qual foi publicada no Diário Oficial de 29 de agosto do mesmo ano, sob o nº 166.
Inicialmente, o Órgão de Formação da Reserva (OFR) recém criado recebeu a numeração alfanumérica deTG 02-311 e teve comoo primeiro Diretor Euclides Romanini, então prefeito do município. O primeiro instrutor Chefe foi o então 2º Sargento ROBERTOUBIRATANFERNANDES, nomeado em 25 de julho de 1974.
As atividades tiveram início em 12 de janeiro de 1975, com 70 convocados da classe de 1956 e a inauguração de sua sede se deu na Alameda Armando Salles de Oliveira nº 763 (atual local).O TG teve suas atividades suspensas dos anos de 2001 a 2005.
Durante seus 42 anos de funcionamento da primeira fase até os dias atuais no TG foram matriculados 3.310 jovens para a prestação do Serviço Militar Inicial, sendo reinaugurado em 2006 com a matrícula do contingente de convocados da classe de 1997 tendo como Diretor o então Prefeito Kiko Micheloni e Chefe da Instrução o 1º Sgt Silas Anderson de Oliveira.
Atualmente, o Tiro de Guerra tem como Diretor o prefeito Márcio Cardim e Chefe de Instrução o 1º Sargento Reche. O Tiro de Guerra 02/080 de Adamantinamatricula
As atividades realizadas são voltadas ao aprimoramento do caráter, desenvolvimento da capacidade física e do conhecimento da profissão militar, estimulando comportamentos e atitudes que proporcione o estreitamento e a maior integração da instituição com a sociedade civil com sua participação em diversas campanhas entre o Tiro de Guerra, a Promoção Social e o Fundo Social de Solidariedade, na arrecadação de agasalhos, vacinação da população, alimentos não perecíveis entre outros, para amenizar o sofrimento das famílias mais necessitadas do município, despertando desta forma o sentimento de solidariedade, norteado pela noção de cidadania.
O Tiro de Guerra tem participação destacada nas atividades cívicas do município, principalmente com sua empolgação e garbo impecável nos desfiles militares da cidade que com a graça e ajuda de Deus irá retornar no corrente ano.Parabéns à sentinela da Jóia Paulista por mais um ano de sua existência e pelo compromisso de permanecer cada vez mais dedicada à nossa cidade.