A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, promove no sábado (14) das 15h às 21h, a Feira Afro na Casa Afro, que funciona junto ao Centro Comunitário do Jardim Primavera. A iniciativa conta com a Organização da Associação Gangazumba de Cultura Negra.
A programação contempla exposição de produtos africanos e indígenas, culinária e danças típicas, produtos ecológicos e agroecológicos, moda e a participação do Grupo Krenak, Aldeira Vanuíre e show com o Grupo Vamos Envolver.
De acordo com a coordenadora da Casa Afro, Meire Cunha, essa é a primeira versão da Feira Afroindígena. “A nossa proposta é que essa prática se torne uma constante, cumprindo o papel de um dos pilares de trabalho da Casa Afro”, assegura.
A realização de uma feira tem a tendência de abrir espaço a pequenos artesãos e comerciantes, pois é importante no desenvolvimento econômico da cidade e da região.
“A temática desta feira em específico traz a proposta do resgate cultural da Ancestralidade Brasileira, com produtos afros e Indígenas, com a culinária farta desenvolvida nas senzalas a partir de recursos limitados”, afirma.
Ela ainda comenta que a realização da feira afro-indígena traz esse reconhecimento, autoconhecimento a da cultura popular, na manipulação de ervas medicinais de forma caseira, no artesanato, nos pratos típicos.
“Resgatar a ancestralidade Nacional é autoconhecimento e projeção de um futuro próspero”, assegura. Meire acrescenta que a Casa Afro foi criada com o objetivo de incentivar, apoiar e trabalhar através de feiras, cursos, exposições, mostras e orientações sobre a Igualdade/Equidade Racial e Social no município.
“Além de contar com parcerias importantes para a qualificação, orientação e esclarecimento, acompanhamento do desenvolvimento da população”, finaliza.
Serviço - A Casa Afro Adamantina está situada na rua Augusto Rossi, 21, esquina com a Avenida Rio Branco.