23 JAN 2023
Adamantina confirma mais de 50 casos de dengue
Departamento de Controle Vetores está efetuando diversas ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti

Somente nos primeiros 20 dias de janeiro, Adamantina já confirmou 52 casos de dengue. O total de notificações soma 302.

A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Saúde, tem executado ações com o objetivo de controlar o avanço da doença no município.

Conforme explica a chefe do Departamento de Controle de Vetores, Francine de Brito Alves, os agentes do departamento tem visitado as casas.

“O grande problema está justamente no fato deles estarem encontrando criadouros em locais de fácil identificação. Todos os dias são pelo menos 7 pontos em que há larvas do mosquito Aedes Aegypti”, afirma.

Além das visitas, a nebulização com inseticida segue sendo executada em diferentes pontos. “O estoque do município é de apenas 20 litros e não há previsão de reposição de estoque quando este acabar. Por isso, é fundamental que a população colabore”, assegura.

Segundo ela, devido às chuvas e a falta de consciência da população em realizar os manejos necessários para eliminação da água parada em seus quintais e a inconstância na distribuição de inseticidas que controlam o mosquito adulto por parte do Governo Estadual, os casos vêm aumentando.

Aqueles que desejarem, podem fazer a retirada gratuitamente da partícula biológica no Departamento de Controle de Vetores. A mistura  não causa nenhum tipo de dano à saúde de crianças, idosos e animais e ajuda no combate à proliferação.

Entre os principais sintomas da dengue estão: febre alta, dores musculares, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça, entre outros. “Em caso de sintomas, procure ajuda médica, pois a dengue pode matar”, finaliza.

Serviço -  O Departamento de Controle de Vetores funciona na Rua Professora Noêmia Bueno do Valle, 145 Pq Cecap. Mais informações podem ser obtidas 3522-5120.