30 JAN 2023
Secretaria de Assistência Social de Adamantina apoia criação do Grupo de Acolhimento e Apoio a Família e Pessoa com Deficiência
Iniciativa é do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência
Quarta-feira (1), a partir das 19h30 na Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), será realizada a primeira reunião com o objetivo de formar o Grupo de Acolhimento e Apoio a Família e Pessoa com Deficiência.

A iniciativa é do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e conta com o apoio da Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Assistência Social.

Em Adamantina, o conselho existe desde o ano de 2020. Desde então, ele tem desenvolvido algumas ações como as comemorações da Semana da Pessoa com Deficiência e a implantação da emissão da carteirinha do Autista.

A importância do Conselho se dá por ser um espaço onde a sua comunidade pode ter representantes para propor, opinar, votar, atender denúncias, fiscalizar, contribuir com a criação e com a melhoria de políticas públicas. Enfim, para trabalhar na busca pela garantia dos direitos da pessoa com deficiência em seu município.

“Além de darmos total apoio às ações que o Conselho vem desenvolvendo, temos atuado ainda em algumas políticas públicas justamente voltada a esse público como é o caso da implantação da residência inclusiva no município”, afirma a secretária de Assistência Social, Andreia Regina Ribeiro.

A residência inclusiva consiste em oferecer um serviço de acolhimento institucional para jovens com deficiência acima de 18 anos e cujos vínculos familiares estão rompidos ou fragilizados e que não contam com condições de auto sustentabilidade.

Adamantina oferece o serviço de residência inclusiva regional em parceria com os municípios de Mariápolis, Flórida Paulista, Dracena e Osvaldo Cruz.

Para a execução, o município recebe R$180.038,40 do estado e mais R$180.038,40 cofinanciado pelos municípios parceiros e mais 54 mil reais do estado que foi destinado para aquisição de material permanente.

“Aqueles que quiserem fazer parte do grupo terão mais uma oportunidade de entender como o conselho funciona e a possibilidade de encaminhar propostas que sejam do interesse das pessoas com deficiência”, finaliza.

Mais informações sobre o Grupo de Acolhimento e Apoio a Família e Pessoa com Deficiência podem ser obtidas por meio do (18) 98152-7751.