Foi realizado ontem (15), o encerramento do IX módulo do curso de Promoção e Comercialização de Turismo Rural promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo, pelo SENAR, Sindicato Rural Patronal de Adamantina e que conta com o apoio do SEBRAE e da Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA).
Para a atividade foi realizado um festival gastronômico tendo como foco a valorização da gastronomia local, fazendo uso de receitas locais, ensinando os participantes a como operacionalizar as ações e, ainda, um evento.
Foram apresentados os produtos da Rota das Frutas, desenvolvida no programa de Turismo Rural. Todos os envolvidos participaram levando o que tem de atrativo para novos turistas e potenciais consumidores.
Representando a Prefeitura de Adamantina, participaram a vice-prefeita Maria de Lourdes Santos Gil, os secretários de cultura e turismo, Sérgio Vanderlei da Silva, Luciana Pereira do Desenvolvimento Econômico e Thiago Benetão da secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA).
O objetivo das ações é fortalecer a formação de uma rota turística tendo como foco as frutas que são produzidas na região. Essa, segundo o secretário de cultura e turismo, é uma das premissas que o Governo do Estado de São Paulo tem desenvolvido junto aos municípios.
Por sua vez, a secretária de desenvolvimento econômico, Luciana Pereira, ressalta que o curso é mais uma oportunidade de geração de emprego e renda.
“Ao desenvolvermos e estruturarmos o que temos como atração em nosso município conseguimos atrair turistas e como resultado, poderemos gerar tanto emprego para quem vai trabalhar nesses locais como ainda renda para os outros segmentos como hotéis, comércio, entre outros, afirma.