23 ABR 2024
Autistas tem direito a vaga de estacionamento especial em Adamantina
Emissão do documento é realizado pelo DEMTRAN

Em meio ao mês de conscientização sobre o autismo, a Prefeitura de Adamantina disponibiliza mais um serviço para a pessoa com transtorno do espectro autista no município que é credencial para estacionamento em vagas especiais.

O Departamento Municipal de Trânsito (DEMTRAN), órgão da Secretaria de Planejamento, é o responsável pela emissão do documento.

Para fazer a solicitação, os responsáveis devem apresentar o xerox da carteirinha CIPTEA (que pode ser obtida na Secretaria de Assistência Social) ou o xerox do RG/CPF mais laudo médico atualizado e, ainda, o comprovante de residência.

O cartão de estacionamento para vagas especiais tem a validade de dois anos, podendo ser renovado com a apresentação da carteirinha ou do laudo médico e deve ficar posicionado no painel do carro, de forma visível, ao estacionar nas vagas destinadas a deficientes.

Na área central onde opera a Zona Azul há necessidade do pagamento da taxa de estacionamento.

O DEMTRAN atualizou em todo o município as placas de sinalização nas vagas especiais para deficientes, com a inclusão do símbolo do autista, obrigatório tanto nas sinalizações de estacionamentos como nos espaços públicos e privados que prestam serviços de atendimento à população.

O cartão de estacionamento pode ser solicitado através da apresentação dos documentos ao Departamento de Trânsito, localizado na Alameda Fernão Dias, 545 - Centro - Horário de atendimento: 7h às 11h e 13h às 17h. A emissão do cartão é feita em uma semana e o departamento entra em contato quando o documento está pronto.