No último sábado (29), foi realizada a inauguração do museu e arquivo histórico “Setsu Onishi”. A programação integrou as comemorações alusivas aos 75 anos do município.
A Associação de Cultura e Recreação de Adamantina (ACREA) passou o prédio onde foi a sede da Igreja Budista de Adamantina para o município.
O imóvel que abriga o museu está localizado na Alameda Ihity Endo, 70, Vila Endo, próximo ao Parque dos Pioneiros. A solenidade contou com a participação de autoridades locais e da população.
Noriko Onishi Saito, presidente da Associação de Cultura e Recreação de Adamantina (ACREA) disse que ver o museu pronto e aberto é a realização de um sonho. Ela lembrou o quanto todos os envolvidos foram pacientes ao longo dos anos. “Quero agradecer a todos, pois o espaço ficou amplo e moderno.
Nelson Kamitsuji, representando Tomio Katsuragawa, ex-presidente da Comissão Bunkyo Rural, disse que o objetivo era parabenizar toda a comunidade pela iniciativa.
“Manhã que entra pra história. A entrega da obra resgata a história de Adamantina. A preocupação em preservar a história dos antepassados mostra que só com conhecimento é possível ter uma sociedade justa e igualitária e assim ter uma sociedade mais justa e igualitária e que dá continuidade ao melhor que foi feito”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo, Sergio Vanderlei da Silva.
Ricardo Soares Cangirão, "Riquinha do Bar", representando a Câmara dos Vereadores, disse que a Câmara estava feliz pela entrega e que a inauguração vem abrilhantar o município. “Agradeço a colônia e a Noriko minha companheira de câmara e todos envolvidos por esse dia festivo”, disse.
O prefeito Márcio Cardim disse que a inauguração do museu é um legado para o resto da vida. “Dia Feliz! Parabéns Sèrgio e a todos os envolvidos. Adamantina essa semana conquistou um ranking entre quase 6 mil municípios. Adamantina é a 5 cidade para se viver… demonstra que o trabalho que tem sido feito”, finalizou o prefeito Márcio Cardim.