Nesta quinta e sexta-feira, os alunos da rede municipal de ensino de Adamantina assistem a peça teatral “A Flor e o Palhaço”. A programação faz parte das ações do maio laranja, mês que é voltado ao Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
A iniciativa é da Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Assistência Social e seus equipamentos.
Conforme explica a diretora do CREAS, Rosana Turibio, a peça aborda, de maneira simbólica e sensível, a importância do respeito, do cuidado com o corpo, dos sentimentos e da confiança. Através da interação entre os personagens, a peça estimula as crianças a reconhecerem comportamentos inadequados, valorizarem sua autoestima e entenderem que ninguém pode tocar seu corpo sem consentimento.
“O espetáculo busca promover a proteção da infância e fortalecer os laços de confiança com adultos de referência”, garante.
Ela acrescenta que o teatro é uma ferramenta de comunicação e educação, especialmente para crianças. Ele permite abordar temas delicados, como o abuso sexual, de forma lúdica, acessível e emocionalmente segura.
“Por meio da arte, as crianças se identificam com os personagens, compreendem melhor seus sentimentos e aprendem, de forma sutil, a identificar situações de risco e a buscar ajuda. Além disso, o teatro ajuda a romper o silêncio e cria espaços de diálogo entre crianças, educadores e profissionais”, afirma.
Rosana orienta que diante de uma suspeita ou confirmação de abuso sexual, é fundamental agir com responsabilidade e acolhimento.
“Deve-se procurar os órgãos competentes: Conselho Tutelar, Delegacia Especializada, ou o Disque 100 (canal anônimo e gratuito). A denúncia é essencial para garantir a proteção da vítima e prevenir novos abusos”, explica.
O município de Adamantina conta com uma rede de proteção que inclui:
• Conselho Tutelar: responsável por garantir os direitos da criança e do adolescente.
• Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS): oferece apoio psicossocial a vítimas e suas famílias.
• Centro de Referência de Assistência Social (CRAS): atua na prevenção e acompanhamento de famílias em situação de vulnerabilidade.
• Secretaria Municipal de Assistência Social: com técnicos especializados para realização da escuta especializada, identificando e encaminhando os casos de acordo com a necessidade.
• Unidades de Saúde: realizam atendimento médico e psicológico.
• Escolas e secretarias de educação: atuam na prevenção e identificação de casos.
• Delegacias: na garantia da segurança Pública
Entenda o que é o Maio Laranja
18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, mas a programação alusiva à temática é feita durante todo o mês.
A campanha nacional objetiva fazer uma mobilização para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, instituída em homenagem ao dia 18 de maio, data que marca a luta em memória da menina Araceli, vítima de abuso e assassinato em 1973.
Com a aprovação da Lei Federal nº9.970/2000, a data 18 de maio foi instituída como "O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes".
A prevenção é responsabilidade de todos: escolas, famílias, comunidades e poder público
Como denunciar suspeitas e/ou casos de violência sexual?
Em Adamantina, foi instituído um protocolo tendo como foco estruturar todo o processo. Independentemente do tipo de violência, a denúncia deve ser feita diretamente ao Conselho Tutelar do município.
Serviço - O Conselho Tutelar atende na Avenida Capitão José Antônio de Oliveira, 225, prédio onde funcionava a Defesa Agropecuária e é responsável pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. O telefone é o (18) 3522-4311.