Encontro acontecerá no dia 30 de maio a partir das 8h no auditório Miguel Reale – Campus II da FAI
O Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI) de Adamantina realizará no dia 30 de maio, a partir das 8h no auditório Miguel Reale – Campus II da FAI, a 2ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa.
Na oportunidade, será debatido o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia; Urgência por Equidade, Direitos e Participação”.
De acordo com o manual orientador, os objetivos da realização das conferência municipais, estaduais e distrital, são: promover a participação social para a proposição de ações que visem a superação de barreiras ao direito de envelhecer e à velhice digna e saudável; identificar os desafios do envelhecimento plural no país, tanto nos instrumentos legais quanto nas práticas exercidas, para a promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa e, ainda, construir ações de equidade para a defesa, promoção e proteção dos direitos e da cidadania de pessoas idosas, a partir da articulação interfederativa.
Ainda conforme o manual, essas conferências contam com a participação de representantes do poder público e da sociedade civil, sendo espaços amplos e democráticos de reflexão, discussão e articulação coletivas em torno de propostas e estratégias que apontam diretrizes para as várias políticas públicas.
Durante a conferência municipal, serão escolhidos os delegados que representarão o município durante as conferências estaduais.
“Convidamos todas as pessoas idosas a participarem dessa conferência que é um espaço amplo para debate dos nossos direitos, afinal temos um lugar importante na cidade”, afirma Maria Aparecida Pimenta, presidente do CMPI.