Reunião acontece nesta quarta-feira (27), a partir das 19h no Campus II da FAI
Nesta quarta-feira (27), a partir das 19h no Campus II da FAI acontece mais um encontro do Grupo de Apoio a Cuidadores de Idosos com Demência. Na oportunidade, será debatido o tema direito da pessoa idosa e estará presente a presidente do Conselho da Pessoa Idosa, Maria Aparecida Sorrochi Pimenta que também é advogada.
Maria Aparecida afirma que discutir o tema em um grupo de pessoas que trata diretamente com idosos e, principalmente, com portadores de doença de demência requer mais atenção, carinho e cuidado.
“O cuidador precisa estar ciente dos deveres que a própria profissão vai requerer, para que não incorra em atitudes que possam trazer problemas e até punições”, explica.
Ela acrescenta que tanto o idoso quanto o cuidador precisam preservar o direito, mas para isso é preciso conhecer e distinguir direitos e deveres.
“O bate papo na quarta-feira terá essa função, pois como advogadas poderemos esclarecer com simplicidade os direitos e deveres ou pelo menos vamos apontar um caminho, pois o direito é dinâmico e muda todo dia. Vamos ainda indicar os caminhos diante de alguma violência”, garante.
A presidente acrescenta que o conselho municipal do idoso tem um papel fundamental, pois cabe a ele articular, estimular, mobilizar a poiar questões relativas as políticas públicas em benefício da pessoa idosa e, ainda, propor medidas que visem garantir o direito desse público.
O grupo de cuidadores de idosos com demência teve início no ano passado com o objetivo de melhorar o atendimento dos idosos portadores da doença de Alzheimer e outras demências em sua residência, a redução nas dúvidas e intercorrências durante os atendimentos e a melhora do suporte psicológico ao cuidador.
A iniciativa para a criação do grupo é do médico geriatra e especialista em Alzheimer e Coordenador do Internato do Curso de Medicina da FAI Alessandro Jacinto e foi organizado a partir da parceria da Prefeitura de Adamantina com a FAI.
As reuniões acontecem todos os meses, na FAI, às 19 horas e é aberta aos familiares e cuidadores interessados, sendo coordenada por um profissional de equipe multidisciplinar. Não é necessário se inscrever para participar. Dúvidas ou mais informações podem ser obtidas pelo telefone 18 3502-3130 e/ou pelas redes sociais pelas redes sociais: @grupodeapoioacuidadores