Programação acontece nesta quarta-feira (24), a partir das 19h no campus II da Fai
Quarta-feira (24), a partir das 19h no campus II da Fai acontece mais um encontro do grupo de apoio a cuidadores de idosos com demência. A temática escolhida para a reunião foi o setembro amarelo.
Conforme o professor doutor Alessandro Ferrari Jacinto, discutir a temática no grupo é importante, pois os cuidadores de idosos com as demências tem mais depressão, ansiedade e sobrecarga, portanto é uma população de risco para o suicídio.
O médico ainda explica que o suicídio é tratado como um problema de saúde pública, porque a incidência aumenta assustadoramente no mundo inteiro.
“Frente a este cenário, as equipes de saúde devem estar atentas aos indivíduos que apresentam fatores de risco de suicídio, desenvolvendo estratégias para o combate dessa situação tão terrível e triste”, afirma.
Ainda segundo ele, o tema suicídio ainda pode ser considerado como um tabu na sociedade. “Muito se deve a questões religiosas que classificam o indivíduo como alguém que não terá paz em um possível mundo espiritual. Também, são indivíduos considerados moralmente fracos pela sociedade”, comenta.
Por isso, ele acrescente que é fundamental a realização de campanhas públicas que atinjam a população e que ela entenda os pormenores do fenômeno suicídio.
“Um grupo como o Grupo de Apoio a Cuidadores de Idosos com Demência é algo raro em nosso país. Devemos prestigiá-lo cada vez mais. Convido todos, mesmo que não seja um cuidador, a conhecer nosso trabalho! O grupo acontece em todas as últimas quartas-feiras do mês no Campus 2 da FAI. Sempre há muita informação de diversos profissionais da área do envelhecimento, além de muita troca afetiva entre os que comparecem”, finaliza.