Município foi contemplado na área de infraestrutura e mobilidade urbana
Adamantina obteve o primeiro lugar no prêmio Band Cidades Excelentes entre os municípios que tem entre 30 e 100 mil habitantes no Estado de São Paulo. A conquista foi o pilar infraestrutura e mobilidade.
A premiação aconteceu na noite de ontem na sede da Tv Bandeirantes em São Paulo e contou com a participação do governador do estado, Tarcísio Gomes de Freitas e do secretário de governo e relações institucionais, Gilberto Kassab. Agora, Adamantina vai participar da etapa nacional que deve acontecer no mês de dezembro.
Representando a cidade, participaram da cerimônia o prefeito José Carlos Martins Tiveron, o secretário de gabinete, Wilson Valério de Alcântara e o de desenvolvimento econômico, Carlos Alberto Barbosa.
Conforme o Índice de Gestão Municipal Áquila, o pilar Infraestrutura e Mobilidade Urbana avalia 8 indicadores que são:
• Qualidade habitacional
• Infraestrutura urbana
• Acesso a rede de esgoto
• Tratamento do esgoto
• Acessos à banda larga fixa por 100 habitantes
• Deslocamento casa-trabalho em menos de uma hora
• Coleta de lixo domiciliar
O que é o Prêmio Band Cidades Excelentes
De acordo com o site, o Prêmio Band Cidades Excelentes foi desenvolvido como forma de incentivar que os municípios brasileiros tenham sua realidade melhorada. A premiação é realizada pelo Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila.
A iniciativa visa reconhecer as iniciativas locais que são pioneiras na gestão pública municipal, incentivar que projetos que são destinados a melhoria na esfera pública sejam implementados, compartilhar referências e soluções de gestão para servir de inspiração para outros municípios e, ainda, valorizar os servidores públicos que atuam de forma proativa beneficiando a população.
Ainda conforme a página, todos os 5.570 municípios do Brasil são inscritos levando em consideração o número de habitantes de cada cidade. A avaliação dos municípios é feita com base em uma ferramenta chamada IGMA que foi desenvolvida pelo Instituto Aquila.