29 MAR 2023
Prefeitura de Adamantina participa do Lançamento dos Programas Turismo Rural e Valorização da Gastronomia Paulista
Ação foi realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens
Na manhã de hoje (29), o secretário de Cultura e Turismo, Sergio Vanderlei da Silva, e a secretária de Desenvolvimento Econômico, Luciana Pereira, participaram do Lançamento dos Programas Turismo Rural e Valorização da Gastronomia Paulista. A ação foi realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens.

Participam do evento, Roberto de Lucena, secretário da pasta, Antonio Julio Junqueira de Queiroz, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Marília Marton, secretária de Cultura e Economia Criativa, Turismo, os deputados estaduais, André do Prado e Itamar Borges e, ainda, Guilherme Piai, diretor executivo do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp)

O evento trouxe a exposição e a degustação de produtos que já são comercializados nas rotas gastronômicas existentes no estado, bem como o apoio que o Governo do Estado dará para a formação de novos trechos para fomentar o turismo e o desenvolvimento de São Paulo.

O foco é abrir três novos pólos, pois o Estado de São Paulo já conta com 10 e, ainda, fomentar o Sabor de São Paulo, por meio da valorização da área gastronômica e do turismo das regiões turísticas do estado, ampliar o fluxo turístico nas regiões de São Paulo e possibilitar que ele seja constante e, ainda, promover e estimular a pluralidade cultura e turística das regiões.

O objetivo da participação dos secretários é entender a respeito das ações governamentais para formar uma rota gastronômica na região tendo como foco o fomento do turismo rural, pois Adamantina é Município de Interesse Turístico, bem como trazer desenvolvimento econômico, por meio da geração de emprego e renda.

A criação da rota já foi discutida com os participantes do Promoção e Comercialização de Turismo Rural que foi realizado em novembro do ano passado.

A iniciativa foi realizada pelo SEBRAE e contou com a parceria da Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e de Cultura e Turismo, do Sindicato Rural de Adamantina, do Senar São Paulo, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP).

"Buscamos todos os dias novas estratégias para fomentar o turismo e o desenvolvimento econômico de Adamantina. O apoio do Governo do Estado para esses programas é essencial", comenta o secretário de Cultura e Turismo, Sérgio Vanderlei.