01 JUN 2023
Prefeitura de Adamantina apresenta Protocolo de Escuta Especializada para Martinópolis
Atuam no Protocolo de Escuta Especializada profissionais dos órgãos da Saúde, Educação e Assistência Social
Com o objetivo de conhecer o Protocolo de Escuta Especializada que consiste em um espaço onde crianças e adolescentes são ouvidas, oferecendo-as um atendimento que lhes garanta seus direitos e proteção, proporcionando o auxílio e apoio necessário para superação da situação de violência vivida, a Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Assistência Social, recebeu a visita da equipe do CREAS de Martinópolis.

Na oportunidade, foi apresentado aos profissionais como são as ações que constam no protocolo.

O destaque está na relação de cuidado, acolhedora e não invasiva que se estabelece, para a qual requer a disposição de escuta, respeitando-se o tempo de elaboração da situação traumática, as peculiaridades do momento do desenvolvimento e, inclusive o silêncio, sobretudo visando à não revitimização da criança/adolescente.

Em Adamantina, atuam no Protocolo de Escuta Especializada profissionais dos órgãos da Saúde, Educação e Assistência Social. Ao todo, 400 profissionais estão capacitados para atuar.

A partir da ação, 100% dos professores estarão capacitados, e pelo menos um profissional capacitado em cada Unidade Básica de Saúde, em todos os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, CRAS, CREAS ou o próprio Conselho Tutelar.

“Ficamos felizes em receber a equipe de Martinópolis, pois isso demonstra que o nosso protocolo tem alcançado resultados positivos em nosso município, o que tem feito com que ele seja conhecido pelas cidades da região!”, afirma Andreia Regina Ribeiro, secretária de assistência social.