03 AGO 2023
EXPOVERDE
Maquete da ExpoVerde 2023 ilustrará as boas práticas agrícolas e ambientais relacionada a lei n° 4.087 que concede o Título de Produtor Rural Resiliente
31ª edição da Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Adamantina acontece de 5 a 10 de setembro
A Prefeitura de Adamantina promulgou no ano de 2021 a lei 4.087 que cria o Título de Produtor Rural Resiliente. Tal certificação tem como finalidade incentivar a implantação de boas práticas agrícolas e ambientais e, consequentemente, propiciar a produção de alimentos de qualidade.

No entanto, para obtenção da certificação, o produtor rural precisa adotar no mínimo três boas práticas que constam na lei. Como uma forma de ilustrar e evidenciar o que precisa ser feito nas propriedades rurais, a maquete da ExpoVerde 2023 vai retratar as boas práticas que constam na lei.

Entre as boas práticas está a utilização do composto orgânico que é doado pela Prefeitura de Adamantina a 170 agricultores que estão cadastrados. O adubo é produzido a partir do aproveitamento dos resíduos de poda de árvores e os resíduos orgânicos coletados nas escolas, entidades e supermercados do município.

O composto orgânico é produzido no centro de compostagem municipal que foi representado na última edição da ExpoVerde. A utilização dele resulta em melhores condições químicas, físicas e biológicas do solo.

A lei ainda traz como boas práticas a rotação de culturas que é uma técnica agrícola sustentável que consiste no plantio alternativo de culturas diferentes em uma mesma área, tornando-a mais produtiva e ajudando no manejo de pragas e doenças.

Entre os critérios ainda está a análise de solo, técnicas de conservação de solo, adubação verde que visa promover a reciclagem dos nutrientes do solo por meio do plantio de algumas espécies tornando mais fértil.

A maquete ainda evidenciará a necessidade da proteção de nascentes e de áreas de preservação permanente. Tal ação é necessária, porque ela é responsável por proteger a biodiversidade e os recursos naturais.

A lei do Produtor Rural Resiliente ainda pontua como critérios o manejo integrado de pragas, a rastreabilidade de produção, integração lavoura pecuária e a reforma e manejo adequado de pastagens.

O benefício para o agricultor que recebe o Título de Produtor Rural Resiliente é o desconto de 60% sobre o valor dos serviços e/ou locação de máquinas agrícolas conforme a lei nº4.099 de 17 de dezembro de 2021, e ainda, torna o produtor rural habilitado a  participar do Programa de Aquisição de Alimentos Municipal (PAAM).

ExpoVerde 2023

A ExpoVerde 2023 com entrada franca todos os dias acontece de 5 a 10 de setembro com shows de Hugo e Guilherme; Pedro Sanches e Thiago; Luan Santana; Murilo Huff; Léo Chaves e encerrando a festa, no dia 10 de setembro, show infantil com Patrulha uma aventura canina.

A 31ª edição da Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Adamantina acontece no Recinto Poliesportivo Sebastião Pires da Silva e terá exposição de flores, plantas e animais; maquete; arena de inovação e ideias; parque de diversões.