24 AGO 2023
EXPOVERDE
“Mitos e curiosidades sobre serpentes e aves de rapina” será tema de palestra gratuita na arena de inovação e ideias durante a ExpoVerde 2023
Apresentação será realizada no dia 6 de setembro às 15h30
O que você faria se visse uma jiboia (Boa constrictor) com 2.15m de comprimento? Ela estará presente na ExpoVerde 2023 durante a apresentação da palestra “Mitos e curiosidades sobre repentes e aves de rapina”.

De acordo com os palestrantes Juliana Guarnieri, médica veterinária e Rodrigo Marcheselli, engenheiro agrônomo, o objetivo da apresentação é desconstruir tudo o que a pessoa aprendeu durante toda a vida.

“Animais como as serpentes e as aves de rapina sempre despertaram a curiosidade do ser humano, exatamente por isto são carregados de mitos e preconceitos”, afirma Marcheselli.

O engenheiro agrônomo pontua que desde crianças as pessoas ouvem histórias mirabolantes sobre as serpentes e corujas, mas pouco se fala sobre sua importância ecológica no controle de pragas.

“Atualmente, um dos medicamentos mais utilizados para controle de hipertensão arterial é feito com base em proteínas presentes no veneno da Jararaca. As aves de rapina também sofrem com estes preconceitos, geralmente ligam a sua presença ao mau agouro, no entanto, a presença destes animais é extremamente benéfica para a localidade, pois também atuam fortemente no controle de pragas, chegando a eliminar mais de 1500 ratos por ano”, explica.

Ele ainda acrescenta que os animais irão participar inseridos no contexto da palestra, como elementos condensadores da atenção e promover uma dessensibilização nos participantes quanto a presença destes animais.

Inscrições

As inscrições para essa ou outras palestras podem ser efetivadas diretamente no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdbm-uLC_fwzooKajgky7__hG6LkWNBRP1n0XKU1mr9F6PmGA/viewform

Programação das palestras

9h - "Pecuária Leiteira"