Sábado (26), a partir das 10h, acontece no museu e arquivo histórico “Setsu Onishi” abertura oficial da exposição fotográfica “Casa de Vó” que foi idealizada por Bianca Teixeira Virgílio, diretora criativa e fotógrafa.
Conforme conta Bianca, o projeto Casa de Vó nasceu da admiração por casas antigas da cidade de Adamantina.
“Com o crescimento do município, muitas dessas casas estão sendo reformadas ou demolidas, perdendo totalmente o aspecto temporal de determinadas décadas. Pensando em manter uma memória viva de uma cidade com arquitetura nostálgica, este projeto tem como objetivo fotografar estes casa e reunir em uma séria fotográfica”, comenta.
A fotógrafa conta que desde muito nova, sempre que anda a pé pela cidade, ela fica encantada com os detalhes de casa antigas.
“Muros baixos, serralherias ornamentadas, paredes adornadas, revestimentos coloridos, vidros decorados, cortinas de renda... são diversos os detalhes que brilham meus olhos, é como se me levassem pra um lugar de afeto muito confortável”, diz.
Conforme acrescenta, o projeto foi motivado pelas sobrinhas da artista, pois muitas casas estão sendo demolidas ou reformadas e, por esse motivo, a diretora criativa sentiu a necessidade de deixar esse registro para que as novas gerações possam viver essa sensação nostálgica.
“A série fotográfica Casa de Vó será um arquivo histórico da arquitetura adamantinense, focando em manter registrados os traços estéticos antigos que, devido a modernização das edificações, estão sumindo.
A série fotográfica Casa de Vó será um arquivo histórico da arquitetura adamantinense, focando em manter registrados os traços estéticos antigos que, devido a modernização das edificações, estão sumindo”, explica.
As imagens ainda tem o objetivo de destacar detalhes arquitetônicos que, além de marcar o tempo através da estética, demonstra modos construtivos que faziam mais sentido à época em que foram feitas.
“Por conversar totalmente com a proposta do museu de Adamantina, o projeto será exposto lá, tendo também como objetivo trazer mais pessoas para o museu”, convida.
Serviço – O museu e arquivo histórico Setsu Onishi está localizado na Alameda Ihity Endo, 70, Vila Endo, próximo ao Parque dos Pioneiros. Após a abertura, a exposição fotográfica poderá ser visitada todos os dias da semana das 8h às 11h e das 13h às 17h. Além disso, será realizada uma vernissage no dia 5 de agosto a partir das 19h.